quinta-feira, fevereiro 02, 2006

Doenças cardiovasculares


Quais são os factores de risco?

Pressão Arterial: é o principal fator de risco para AVC. Na população, o valor médio é de "12 por 8"; porém, cada pessoa tem um valor de pressão, que deve ser determinado pelo seu médico. Para estabelecê-lo, são necessárias algumas medidas para que se determine o valor médio. Quando este valor estiver acima do normal daquela pessoa, temos a hipertensão arterial. Tanto a pressão elevada quanto a baixa são prejudiciais, A melhor solução é a prevenção!
Doença Cardíaca: qualquer doença cardíaca, em especial as que produzem arritmias, pode determinar um AVC. "Se o coração não bater direito"; vai ocorrer uma dificuldade para o sangue alcançar o cérebro, além dos outros órgãos, podendo levara uma isquemia. As principais situações em que isto pode ocorrer são: arritmias, enfarto do miocárdio, problemas nas válvulas etc.
Colesterol: o colesterol é uma substância existente em todo o nosso corpo, presente nas gorduras animais; ele é produzido principalmente no fígado e adquirido através da dieta rica em gorduras.
Tabaco: sempre devemos evitá-lo; é prejudicial à saúde em todos os aspectos, principalmente naquelas pessoas que já têm outros factores de risco aqui citados. Acelera o processo de aterosclerose, torna o sangue mais grosso (concentrado) ao longo dos anos (aumentando a quantidade de glóbulos vermelhos) e aumenta o risco de hipertensão arterial.
Consumo excessivo de bebidas alcoólicas: quando isso ocorre por muito tempo, os níveis de colesterol se elevam; além disso, a pessoa é mais propensa à hipertensão arterial.
Idade: quanto mais idosa uma pessoa, maior a sua probabilidade de ter um AVC. Isso não impede que uma pessoa jovem possa ter.
Sexo: até aos 51 anos de idade os homens são mais propensos do que as mulheres; depois desta idade, o risco praticamente se iguala.


Quais são as formas de prevenção das doenças cardiovasculares?

É possível reduzir o risco de doenças cardiovasculares através da adopção de um estilo de vida mais saudável:
*Deixe de fumar;
*Controle regularmente a sua pressão arterial, o seu nível de açúcar e gorduras no sangue;
*Tenha uma alimentação mais saudável, privilegiando o consumo de legumes, vegetais, fruta e cereais;
*Pratique exercício físico com regularidade;
*A partir de uma determinada idade (50 anos para as mulheres e 40 anos para os homens) é aconselhável a realização de exames periódicos de saúde; A prevenção deve começar mais cedo para os indivíduos com história familiar de doença cardiovascular precoce ou morte súbita.

Trabalho realizado em Área de Projecto por:
Mónica, António, Marta, João e Teresa X

6 Comments:

At 03 fevereiro, 2006 21:36, Anonymous Anónimo said...

Parabéns para os autores que continuem assim!!!

 
At 03 fevereiro, 2006 21:36, Anonymous Anónimo said...

fui eu que escrevi o pedro do 6ªA

 
At 12 fevereiro, 2006 15:27, Anonymous Anónimo said...

Parabens aos autores, pois o trabalho está muito completa e a ilustração ainda valoriza mais o trabalho. Acho bem que se tenham preocupado com um grande problema da sociedade.
Continuem assim que chegam muito longe!!!!!!!!!!

 
At 11 junho, 2006 08:21, Anonymous Anónimo said...

Great site loved it alot, will come back and visit again.
»

 
At 21 julho, 2006 15:46, Anonymous Anónimo said...

Nice idea with this site its better than most of the rubbish I come across.
»

 
At 23 julho, 2006 12:36, Anonymous Anónimo said...

I find some information here.

 

Enviar um comentário

<< Home