quinta-feira, fevereiro 02, 2006

Alimentação saudável

Introdução

O tema que resolvemos escolher foi a alimentação, pois queremos mostrar aos outros que é muito importante ter uma alimentação saudável e equilibrada.
Pretendemos tratar: os nutrientes, a roda e pirâmide dos alimentos, algumas informações sobre a água e como fazer para manter uma alimentação saudável, com o objectivo de todos nós compreendermos melhor o mundo da alimentação.






O que são nutrientes?
Para poder viver,o homem precisa de se alimentar. Para isso,cada alimento fornece ao organismo substâncias indispensáveis à manutenção da vida,denominadas nutrientes.
Os nutrientes que os alimentos podem fornecer são:

*Proteínas. *Minerais.
*Hidratos de carbono ou glúcidos. *Água.
*Gorduras ou lipidos. *Fibras.
*Vitaminas.

Como fazer para ter uma alimentação saudável?
Se pretendermos ter uma vida saudável é essencial criar hábitos alimentares correctos,tais como:
*Tomar sempre o pequeno-almoço.
*Não passar mais de três horas sem comer.
*Aumentar o consumo de leite,produtos hortícolas e fruta.
*Não comer em excesso.
*Fazer uma alimentação variada.
*Não consumir sal nem açúcar em excesso.
*Não abusar das gorduras nem consumir bebidas alcoólicas.


A roda dos alimentos pode ajudar-nos a comer melhor, pois ensina-nos a escolher e a coombinar alimentos, de modo a termos uma alimentação equilibrada e completa. Nela, os alimentos estão agrupados em sectores de tamanhos diferentes.
Conselhos úteis para praticar uma alimentação saudável:
Em cada refeição:
Escolhe, pelo menos, uma alimento de cada sector.
Varia o mais possível os alimentos dentro de cada sector, pois eles são substituíveis entre si.
Come em maior quantidade os alimentos dos sectores com maior área da roda e em menor quantidade os alimentos dos sectores com menor área.


Fonte: www.consumidor.pt


A pirâmide da alimentação saudável representa um novo conceito de alimentação, uma vez que na sua base estão incluídos o exercício físico e o controlo de peso, até agora ausentes nestas representações. Este novo modelo ajuda-nos a comer de um modo saudável, mostrando também a quantidade dos diferentes tipos de alimentos que se deve incluir numa alimentação equilibrada, uma vez que:

-procura distinguir as gorduras boas das más, dando preferência aos óleos vegetais;
-procura distinguir os hidratos de carbono bons dos maus, aconselhando os cereais integrais;
-inclui as carnes vermelhas (porco, vaca, borrego, etc.) no vértice, tal como os doces, a batata e a manteiga, pois o seu uso frequente prejudica a saúde.



Água!!! Água!!!


Podias sobreviver semanas sem ingerires alimentos, mas sem água apenas alguns dias.
Deve-se aumentar o consumo de produtos hortícolas e frutas. Estes alimentos são muito ricos em vitaminas, minerais e fibras. Estimulam o crescimento, o bem-estar e o normal funcionamento dos órgãos, evitando o aparecimento de doenças do coração e do sistema digestivo.
Por isso, deve-se fazer uma alimentação variada.

Área de Projecto: André, Rafael, Luís, Fábio, Kristian

5 Comments:

At 12 fevereiro, 2006 15:24, Blogger miguel antonio said...

Está muito bom o trabalho. Continuem assim que vão longe!!!!

 
At 04 abril, 2006 12:28, Anonymous Anónimo said...

gostei muito do vosso trabalho.sou a mae do rafael.

 
At 11 junho, 2006 08:22, Anonymous Anónimo said...

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At 21 julho, 2006 15:46, Anonymous Anónimo said...

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